Rua Eça de Queiroz 4B, 1050-096 Lisboa
2ª - 6ª: 09:00 - 19:00 | SÁB: 09:00 - 15:00

Unhas encravadas

A unha encravada, cujo nome científico é onicocriptose é um problema comum, que se manifesta quando as dobras das unhas crescem de forma inadequada, penetrando a pele. Unhas encravadas são mais comuns nos dedos do pé do que nas mãos.

Além disso, ocorrem com mais frequências no primeiro dedo do pé (HALUX). As unhas encravadas normalmente causam dores e incomodo, mas também pode resultar em infeção e inflamação.

Conforme a unha encravada evolui, se não receber o devido tratamento, a pessoa pode perder a mobilidade do dedo, ficando incapaz de apoiar o dedo no chão, devido ao nível de dor.

Algumas pessoas já têm certas predisposições para unhas encravadas, por conta de características, como unhas muito grandes em relação ao dedo, unhas em telhas (que crescem penetrando a pele), unhas que tiveram algum tipo de trauma esmagando a matriz ou o corpo da unha.

Às vezes, o encravamento também pode ocorrer pelo uso de calçado apertado, bico fino e salto alto.

A unha encravada pode acontecer por causa de algumas afeções como:

  • Fungos que alteram a forma das unhas, deixando-as mais grossas e geralmente com deformidades
  • Verrugas nas bordas das pregas ungueais podem causar alterações no formato da unha
  • Psoríase pode causar alterações na aparência das unhas, deixando as unhas mais endurecidas e deformadas

A unha encravada pode ser congênita, ou seja, muitos casos podem ser hereditários herdando do pai ou da mãe, ou adquirida, que são os cortes incorretos e a manipulação excessiva nas laterais das unhas, removendo toda a pele que é a proteção da unha deixando o local sensível, e com isso pode correr o risco de alojar bactérias e fungos nos espaços vagos.

A unha encravada pode ser classificada em três diferentes graus:

  • No grau l, só há queixa de dor
  • No grau ll, caracteriza-se pelo quadro de dor, há também uma secreção sanguínea ou purulenta
  • Por fim o grau lll, caracteriza-se pelo quadro de dor, secreção e a formação de uma carne esponjosa dá se o nome de Granuloma Piogênico

Como prevenir as unhas encravadas

A melhor forma de prevenir o desenvolvimento da unha encravada é cortar as unhas em linhas retas, pois isso evita que os cantos cresçam para o interior da pele. Porém, se mesmo assim as unhas continuarem a encravar é aconselhado procurar um profissional para avaliar cada caso e saber a forma adequada de tratamento.

IMPORTANTE:

  • Não corte as unhas muito curtas
  • O ideal é deixar a unha com comprimento necessário para tapar a ponta do dedo. Desta forma evita-se que a pressão do sapato sobre o pé empurre a unha para baixo, fazendo com que cresça de baixo da pele
  • Use sapatos confortáveis
  • Quando se utiliza sapato muito apertado a pressão sobre os dedos é maior e, por isso, há risco de acontecer que a unha encrave. Essa dica é importante principalmente para quem tem diabetes, uma vez que podem não sentir a unha desenvolvendo de baixo da pele

Como tratar as unhas encravadas

Se a unha for perfeita e estiver encravada por um corte incorreto, corrigimos o corte para desencravar e a partir disso a unha continua a crescer perfeita, mas se a unha nascer encravada fazemos um tratamento para corrigir o formato da unha desde a matriz.

Não esquecer: a melhor forma e mais segura para tratar as unhas encravadas será recorrer a um profissional.


Agende a sua sessão, agora mesmo!

Agende um horário com a nossa equipa e obtenha os cuidados especializados que os seus pés merecem.

    Pés bem tratados sem calos nem calosidades

    Espaço do Pé está situada no Marquês de Pombal dedicada ao bem estar dos seus pés.

    Add Comment

    Insurance Quote

    Erro: Formulário de contacto não encontrado.