As calosidades são zonas de pele espessa, causadas por fricção ou pressão devido a calçados não apropriados, ou causas ortopédicas.
Os calos e as calosidades podem aparecer em qualquer zona do corpo, desde que haja atrito e pressão constante. Normalmente costumam aparecer no antepé, no calcanhar e também na palma da mão.
Os calos são mais superficiais, maiores, e normalmente são assintomáticos.
A aparência é mais regular e ocorrem geralmente nas mãos e nos pés, mas poderão surgir noutras zonas do corpo.
As calosidades aparecem em zonas de maior fricção/pressão, principalmente quando há uma sobrecarga em determinada parte da planta do pé.
Abrangem áreas maiores, como na lateral do pé, calcâneo e no antepé
Calos nos Pés
Os sinais e sintomas de calos e calosidades são:
- Uma área espessa e áspera na pele;
- Uma protuberância endurecida e elevada;
- Sensibilidade ou dor sob a pele;
- Pele escamosa, seca ou cerosa;
Os vários tipos de calos
Calo Duro
O calo duro desenvolve-se na parte superior ou inferior dos dedos, sempre na zona em que há maior pressão durante a caminhada. (ex: calçado com salto alto e bico fino).
Calo Miliar
Os calos miliares poderão afetar toda a planta do pé ou uma zona especifica. Este tipo de calo é muito pequeno sua aparência é espessa. Geralmente a são causados por atrito e falta de hidratação.
Calo Dorsal
O uso de calçado inadequado pode provocar calos nas articulações nos pés devido ao atrito, o calo dorsal poderá manifestar-se desenvolvendo uma “almofada protetora”.
Calo Plantar
Este calo desenvolve-se especificamente na zona do metatarso.
Este tipo de calo desenvolvem-se em função do atrito provocado por calçados inadequado.
Calo Interdigital
O calo interdigital é um calo mole, apresenta uma aparência diferente, com um aspeto elástico e esbranquiçado. Este calo surge entre os dedos devido à humidade, calçado com pouco respiração dos pés e da pressão exercida entre os dedos.
Calo Neurovascular
É um calo incomodativo e doloroso, forma-se na planta dos pés contém vasos sanguíneos e terminações nervosas, o que aumenta a sensibilidade. Em certos casos este tipo de calo pode provocar sangramento.
Calo Nuclear
Como o próprio nome indica, caracteriza-se por ser um calo com núcleo em segunda fase, bastante doloroso devido à pressão exercida.
O aspeto deste calo designa-se com a formação de uma área circular queratinizada, amarelada e cónica (de fora para dentro), o que chamamos de núcleo.
Como tratar os calos nos pés
Há diferentes tipos de calos nos pés e todos podem ser tratados.
Os vários tipos de calos nos pés caracterizam-se por apresentarem pele grossa e dura, ou seja, é uma reação natural do corpo e tem o objetivo de proteger as camadas mais profundas da pele contra pressões e atritos.
Há inúmeras formas de tratar os calos e calosidades, sendo a melhor e mais segura recorrer a um profissional qualificado.
Agende a sua avaliação, para tratar dos seus calos e calosidades
Agende uma sessão com a nossa equipa e obtenha os cuidados especializados que os seus pés merecem.
Espaço do Pé está situada no Marquês de Pombal dedicada ao bem estar dos seus pés.