As rachaduras são fissuras desenvolvidas na epiderme dos pés após estarem submetido a algum tipo de agressão, que pode estar relacionado com o atrito repetitivo ao andar ou com a desidratação no tempo seco.
A rachadura é relativamente comum e também pode está relacionada com o uso frequente de sabrinas ou chinelos, lixar os pés em excesso ou ficar em pé por tempos prolongados, o que pode deixar a pele mais grossa e ressecada, favorecendo o surgimento das rachaduras.
Em casos específicos, as rachaduras podem surgir devido a condições de saúde que deixam a pele mais seca, como diabetes, eczema ou hipotireoidismo. Em alguns casos pode surgir devido a infeção fúngica.
Fissuras entre os dedos dos pés
O uso de sapatos abertos, como chinelos e sabrinas, ou até mesmo andar demasiado descalço pode deixar a pele do calcanhar mais ressecada pois o calçado aberto não tem o contraforte para segurar o calcanhar e com isso, a pele acaba cedendo. Além de promover uma queratinização da pele, deixando-a mais grossa e com calosidades, aumentando o risco de rachaduras como também fissuras entre os dedos dos pés.
Rachaduras nos pés
À medida que a pessoa caminha, coloca o peso sobre os pés, principalmente nos calcanhares e eles expandem-se, fazendo com que as calosidades se abram, assim formam-se as rachaduras.
Como tratar rachaduras nos pés
Lixar os pés com lixa ou pedra pomes, por exemplo, ajuda a remover a células mortas da pele, deixando a pele com o aspeto mais fino. No entanto, quando é feita em excesso, pode acontecer o efeito contrário.
Isso porque o corpo entende o processo de lixar os pés como agressão, fazendo com que a pele produza mais queratina, que é uma proteína que tem a função de proteger a pele contra agressões, assim a pele fica mais grossa, favorecendo o surgimento de rachaduras nos pés.
Algumas das causas das rachaduras/fissuras podem estar relacionadas com a diabetes, micoses, sobrepeso e a psoríase, elas podem deixar a pele mais seca e com rachaduras nos pés.
- Diabetes – pode deixar a pele mais seca e causar rachaduras nos pés, isso porque a circulação sanguínea não funciona de forma eficiente, o que diminui a quantidade de nutrientes para a pele.
- Micose – é o desenvolvimento de fungos na pele causando intensa descamação, rachaduras/fissuras, além de outros sintomas como comichão e mau cheiro.
- Psoríase – também causa rachaduras/fissuras na planta dos pés, devido ao ressecamento da pele.
- O sobrepeso – provoca alterações na pele dos pés causando um espessamento de queratina para a proteção do impacto.
Como prevenir rachaduras/fissuras nos pés?
Usar palmilhas para amortecer o impacto da pisada, usar calçado confortável e macio, dando preferência para os ortopédicos, estes corrigem o modo de andar e proporcionam uma leveza e conforto nos pés.
Usar hidrante nutritivo e que seja específico para os pés.
No nosso espaço fazemos uma hidratação profunda com ozónio, que quando entra em contato com a pele provoca humidificação e dilatação, estes efeitos facilitam a eliminação de toxinas, a hidratação e emoliência da camada córnea da pele, dando-lhe flexibilidade para posteriores tratamentos, como por exemplo o uso de parafina que serve para hidratar a pele profundamente.
Não esquecer: a melhor forma e mais segura para tratar as rachaduras/fissuras será recorrer a um profissional.
Agende a sua sessão, agora mesmo!
Agende um horário com a nossa equipa e obtenha os cuidados especializados que os seus pés merecem.
Espaço do Pé está situada no Marquês de Pombal dedicada ao bem estar dos seus pés.